Todos nós temos o desejo de alcançar algum propósito, seja ele de ordem pessoal ou profissional, é natural almejarmos melhorias para nossas vidas, certo? Por isso, traçar objetivos e metas é um planejamento comum para quem pretende ao menos chegar perto do que tanto deseja. Porém, durante o processo de desenvolvimento, muitas pessoas acabam confundindo os termos e não conseguem definir a diferença entre diferença entre objetivo e meta.
Se você não sabe claramente a distinção, aproveite para acompanhar este artigo e entender!
Entenda a diferença entre objetivo e meta
Como foi dito, existe uma diferença entre os termos objetivo e meta, porém é fácil confundi-los e não conseguir organizar um planejamento pessoal e/ou profissional da maneira mais adequada.
Resumidamente, podemos definir:
Objetivo
Você tem o sonho de viajar para um lugar específico? Quer emagrecer e ser mais saudável? Pretende criar uma reserva financeira para o futuro? Independente da sua vontade, é necessário estabelecer uma finalidade. Podemos dizer que um objetivo é algo que desejamos alcançar, sendo estratégico e abrangente. Ou seja, podem ser definidos como ideais concretos que representam a realização um propósito.
Meta
Quando pensamos em alcançar um objetivo, como, por exemplo, comprar um carro, é necessário também planejar quais serão as estratégias utilizadas para alcançar essa finalidades, certo? Seja economizar x reais, realizar um financiamento ou entre outras.
As metas podem ser definidas como degraus que auxiliarão você a alcançar um objetivo final. É importante citar que as metas devem ser temporais, logo existem prazos específicos para que sejam alcançadas. Para ilustrar, é possível dizer que quanto mais metas (degraus) você alcança, mais próximo você estará do seu objetivo.
Saiba como traçar metas inteligentes e alcançar objetivos
Mais do que conseguir planejar objetivos e metas para alcançá-los, é importante realizar a tarefa com inteligência. Afinal, de nada adianta criar um planejamento e não consegui cumpri-lo, não é mesmo? Portanto, é necessário pensar em passos realistas e que poderão ser realizados.
Podemos dizer que as metas, seguindo a metodologia Smart devem ter as seguintes características:
- específica: deve traduzir exatamente o que deve ser realizado, envolvendo o tempo e de que maneira;
- mensurável: é necessário que a meta seja mensurável, assim é possível analisar resultados;
- alcançável: deve ser uma meta atingível, por isso, pense em ações que sejam realmente possíveis pensando em sua realidade;
- relevante: analise se a meta é realmente relevante quando relacionado ao seu objetivo final;
- temporal: define um para para a realização de cada uma das ações, para isso é necessário se organizar.
Agora que você já sabe qual a diferença entre objetivo e meta, aproveite para conferir mais sobre desenvolvimento pessoal e continuar acompanhando os conteúdos publicados no Ignição Digital!
Muito bom este artigo, traçar metas é fundamental para se alcançar objetivos. Há um diferença entre quem planeja e quem não planeja.