Ter uma boa gestão de atendimento ao cliente é essencial para que a comunicação seja a mais clara possível. Quando os dois lados — empresa e cliente — se entendem bem, as chances de um projeto dar certo são maiores.
Além disso, em uma crise, esse ponto fica ainda mais importante. Um atendimento eficiente pode ajudar a empresa ter um maior número de retenção de clientes, conseguindo atender bem às necessidades e estreitando ainda mais as relações.
Vamos abordar mais sobre o assunto neste artigo. Confira o que você verá a seguir:
A gestão de atendimento ao cliente é uma prática administrativa que pretende assegurar que a comunicação esteja funcionando.
Esse atendimento pode ser tanto em lojas físicas, por exemplo, com o cliente final, ou em casos B2B (business-to-business, ou seja, de empresa para empresa).
O importante é gerenciar os processos de modo que eles consigam atender os serviços contratados/esperados pelo cliente. De forma resumida, é colocá-lo em primeiro lugar!
Por exemplo, você é o gerente do setor de atendimento da empresa que atua. Seu papel é garantir que todo o time esteja fazendo suas funções de forma eficiente. Como você pode conseguir isso?
Em um segmento B2B, é possível usar uma pesquisa de satisfação mensal para que os clientes respondam, dando notas, sobre como foi o atendimento prestado naquele período. Dentro desse questionário, algumas perguntas podem aparecer, como:
Já com relação ao cliente final, é possível criar um relatório para cada atendente e visualizar alguns números, como:
Em casos de crises — sejam elas globais, por segmento ou até mesmo internas —, essa gestão de atendimento ao cliente torna-se ainda mais importante.
Além de continuar com as boas práticas recorrentes do dia a dia, é necessário que os colaboradores estejam ainda mais alinhados com a comunicação e consigam dar mais atenção às dores dos clientes nesses momentos.
Vamos supor que haja uma crise financeira no setor do turismo e você atenda um cliente desse segmento. Como fazer para ajudá-lo?
Procure-o, escute o que ele tem a dizer, seus anseios, projeções e ações internas.
Pense em ideias que possam agregar valor aos consumidores finais do serviço que ele oferece, como aumento de parcelas na hora do pagamento, bônus para os que mais viajaram com aquela companhia, descontos, sugestões de parcerias, uma comunicação mais forte nas redes sociais, conteúdos de fundo de funil para atrair pessoas mais interessadas, entre outras.
Você pode também sugerir mudanças internas, como uma troca de campanha, práticas colaborativas e ecológicas para ajudar a reduzir custos, cortes de ferramentas desnecessárias, etc.
Já em crises pontuais, como um pronunciamento errado nas redes sociais, por exemplo, é importante reunir todas as informações do cliente, fazer uma reunião emergencial com todos os envolvidos e passar as diretrizes para que possam se retratar de uma forma efetiva e com uma comunicação que acolha e aproxime o cliente final.
Existem vários cenários de crise que podem afetar as empresas. Já te demos alguns exemplos de ações práticas que podem ser feitas para realizar uma boa gestão do atendimento ao cliente.
Mas há ainda algumas outras dicas bem importantes que vão otimizar esse gerenciamento, principalmente em tempos de crise. Confira:
Neste artigo, você conferiu o que é uma gestão de atendimento ao cliente, em que o foco é ouvir as necessidades e encontrar soluções para oferecer o melhor.
Além disso, viu a importância em um cenário de crise, onde é preciso ter todas as informações bem detalhadas, mapeadas e organizadas para pensar em futuras ações.
Por fim, conferiu dicas de como fazer isso e melhorar a gestão de atendimento ao cliente, para que esse processo seja cada vez mais otimizado!
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